sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Novas evidências sobre a possivel presença de água em Marte

Uma imagem captada pelo Experimento Científico de Imagens de Alta Resolução (HiRise) do Orbitador de Reconhecimento de Marte (MRO) mostra grupos de linhas escuras nas encostas de Marte.
Essas linhas, segundo a Nasa, poderiam ser formadas por água salgada, que aparecem durante o calor e somem no frio.

Michael Mayer, diretor de pesquisas científicas da Nasa, disse estar contente com a descoberta mas que por enquanto, tudo são apenas hipóteses.


Se os estudos comprovarem mesmo a existênca de água no planeta vermelho, as possibilidades de se encontrar vida fora da Terra, como microorganismos por exemplo, aumentam.

As imagens que estão sendo estudadas são de aproximadamente três anos marcianos, ou 2061 dias terrestres. Esse longo período vai servir para observar até mesmo as alterações mais sutis que possam ter ocorrido no solo de Marte.

domingo, 3 de julho de 2011

SBT exibe quadro sobre Óvnis aos domingos

O programa Domingo Legal, apresentado por Celso Portiolli, no SBT, está exibindo o quadro "Os Mistérios dos Óvnis", onde faz representações de casos de pessoas comuns que já tiveram, de alguma forma, contato com seres extraterrestres.

As matérias contam com a assessoria do ufólogo Wallacy Albino, consultor da revista Ufo e presidente do Grupo de Estudos Ufológicos da Baixada Santista.

O quadro começou a ser exibido dia 16 de janeiro de 2011. As séries passadas podem ser vistas pelo canal Youtube. Alguns links seguem abaixo:


                          http://www.youtube.com/watch?v=Dd9-XcvKmdE

                           http://www.youtube.com/watch?v=qt093LB_mKM

                             http://www.youtube.com/watch?v=A5b7lSy1XxI

terça-feira, 14 de junho de 2011

Imagens direto da Estação Espacial Internacional

A bordo da Estação Espacial Internacional, o astronauta italiano, Paolo Nespoli, tirou fotografias de várias paisagens terrestres durante os 159 dias que ficou em órbita.


 Sul da Arábia Saudita


Gran Canyon, Arizona, Estados Unidos


Lagoa na fronteira da Bolívia com o Chile


Geleira no Norte do Canadá

Águas de um Oceano


Região desértica na Somália


Rio Paraná na região da Argentina


Vulcão na Rússia


Trecho do Rio Nilo no Sudão, Norte da África

Rio Mississipi, nos Estados Unidos


Rio São Francisco, Brasil


Costa de Kimberley, Austrália


Montanhas no Sul do Irã


terça-feira, 31 de maio de 2011

O começo do espaço

Uma foto tirada pelos astronautas da Estação Espacial Internacional a bordo do ônibus espacial Endeavour, foi divulgada pela Nasa hoje. Nela, mostra-se claramente onde termina a atmosfera terrestre e começa o espaço.

A nave Endeavour está fazendo o caminho de volta à terra, e sua previsão de pouso é para amanhã, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, à 1h35m (horário de Brasília).

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Imagens que marcaram o mês de Maio

Neste mês, muitas imagens de descobertas espaciais foram divugadas não só nas mídias especializadas, mas também pelos veículos populares. Cada vez que isso acontece, a ufologia se fortalece e encontra meios mais fortes para continuar seus estudos em busca de vida fora da terra.

A seguir, você vê uma seleção das imagens mais marcantes divulgadas em Maio/2011:







Io, uma das Luas de Jupter

Cientistas descobriram que existe um oceano de magma po baixo das rochas de Io, liberando cem vezes mais lava do que todos os vulcões da Terra. Estima-se que sua temperatura seja de 1.200 graus Celcius.




Planeta 581d


Primeiro planeta fora do sistema solar com condições consideradas próprias para a existência de vida e de água em estado líquido. o 581d gira em torno da estrela-anã Gliese 581 que está a 28 anos-luz da Terra. Os pontos em azul representam as áreas frias, e as partes vermelhas as mais quentes. As setas indicam a direção do vento.





Planetas sem órbita

Os Planetas sem órbita foram descobertos pelos cientistas no cento da Via Lactea. Esses planetas vagam pelo espaço sem estarem no campo gravitacional de nenhuma estela ou astro.






Galáxia anã NGC 4214

Localizada a dez anos-luz de distância, a NGC 4214 é iluminada por jovens estrelas e nuvens de gás.













Júpter Quente

Contrariando as teorias de formação planetária, planetas desconhecidos giram no sentido oposto ao da estrela que orbitam. Batizados de Júpter Quente, esses planetas são gasosos e muito grandes.




Gases Moleculares em expansão

Foto divulgada pela Agência Espacial Europeia mostra o momento em que gases moleculares se expandem dentro de galáxias. O fenômeno acontece a cerca de mil quilômetros por segundo.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

SETI é obrigado a paralisar pesquisas por falta de verba

O SETI, programa americano de Pesquisa Inteligente Extraterrestre foi obrigado a paralisar seus estudos devido a um corte de verba no orçamento federal.

O SETI, foi fundado em 1984, em Hat Creek, na Califórnia, e abriga 42 radiotelescópios com a função de captar possiveis transmissões de seres extraterrestres.

Tom Pierson, diretor do local, afirmou que os aparelhos estão em "hibernação" e que a manutenção dos mesmos será mantida, porém com uma equipe reduzida.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Katy Perry lança videoclipe da música "E.T."

A cantora californiana Katy Perry lançou em sua página no Facebook o videoclipe de "E.T.", seu mais novo single.

No video, Katy Perry, aparece como se fosse um extraterrestre, com maquiagens e roupas marcantes, além de várias imagens de animais, formamdo um conjunto de cenas futuristas. Entre uma cena e outra, Katy Perry aparece flutuando no espaço até aterrisar um planeta desconhecido, onde encontra uma outra criatura por quem se apaixona, formando assim, um casal.

Apesar do videoclipe aparentemente conter cenas totalmente ilusórias e irreais, é importante se atentar ao contexto implícito nele, como algumas atitudes do mundo atual e da natureza que merecem ser repensados pela humanidade.

Para assistir ao videoclipe, clique no link: http://migre.me/4ff3y

sexta-feira, 18 de março de 2011

Estreia hoje nos cinemas brasileiros: "Invasão do Mundo - Batalha de Los Angeles"

Estreia hoje, 18 de março, nos cinemas brasileiros, o longa metragem "Invasão do Mundo - Batalha de Los Angeles", que tem como tema a invasão alienígena na Terra.
No filme são abordados diversos registros de aparições de Óvnis em países como Buenos Aires, Seul, França, Alemanha e China.
No desenrolar da trama o que era algo duvidoso se torna realidade com o ataque de forças desconhecidas por toda a Terra. Enquanto isso, Los Angeles se torna o único lugar onde as pessoas podem tentar se salvar. Paralelo a isso, a Marinha trava uma dura batalha para combater o assustador inimigo.

"Invasão do Mundo - Batalha de Los Angeles" estreou dia 08 de março nos Estados Unidos e foi líder de bilheteria, arrecadando 36 milhões de dólares.

Assista aqui o trailer: http://www.youtube.com/watch?v=aPJZKOzdWOs

O filme está em cartaz nos principais cinemas.


sábado, 12 de março de 2011

Primeira fotografia de Mercúrio registrada pela sonda Messenger é divulgada pela Nasa

As 6h20 desta terça-feira, a sonda Messenger captou a primeira imagem do planeta Mercúrio. A Nasa divulgou a imagem hoje, quarta-feira, onde, em preto e branco, pode-se ver duas crateras, uma ao sul chamada de "Debussy", com 85 quilômetros de diâmetro, e uma a oeste, chamada de "Matabei", com 24 quilômetros de diâmetro.

A sonda Messenger já registrou mais de 360 fotografias desde o dia 17 de Março, quando chegou a Mercúrio, e deve permanecer em órbita estudando o planeta por pelo menos um ano.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Arquivos secretos do Governo

  Ao contrario do que possa parecer, o governo de vários países mantém constantes pesquisas de investigação sobre óvnis. Porém, muitas vezes essas pesquisas são engavetadas, ocultas e forjadas.

  Muitos documentos com relatos sobre avistamentos, aparecimento de círculos ingleses, abduções e outros fenômenos relacionados são mantidos pelo governo. Com a grande quantidade de papeis acumulados, muitos arquivos são transformados em microfilmes. Como é exposto no Registro de Atos Públicos, esses papeis são mantidos por pelo menos 5 anos, quando tornam-se “arquivos mortos” e são descartados ou  retidos.

  Após passarem pelo Serviço de Registros Públicos, alguns desses arquivos retidos passam a fazer parte da “regra dos trinta”, onde ficarão a disposição da consulta pública por trinta anos. Outros, trazendo casos criminais envolvendo pena máxima, documentos dos departamentos de Relações Exteriores e do Ministério da Defesa que tratam de casos militares e diplomáticos, permanecem confidenciais por 100 anos.

  De todos os arquivos mantidos pelo governo, vale destacar o “PREM 11/855” que se refere ao documento produzido pelo soldado Winston Churchill, em 1952, onde questiona o Ministério da Aeronáutica sobre a possível existência de discos voadores. A maioria das respostas dadas a esse tipo de documento é que esses supostos acontecimento não passam de fenômenos meteorológicos ou astronômicos, ilusões de ótica, delírios psicológicos e fraudes deliberadas e, automaticamente, são arquivados.

  Sem dúvida, a medida que esse tipo de arquivo é liberado, mais a ufologia tem progressos, apesar disso servir também como uma fonte para indivíduos com más intenções manipularem informações.
Muitos falsificadores de imagens e informações sobre extraterrestres visando ganhar dinheiro ou apenas chamar a atenção acabam por atrasar pesquisas sérias e trazer ainda mais dúvidas a respeito do fenômeno óvni.

  É nos Estados Unidos onde se concentra o maior número de estudos e relatos sobre óvnis em todo o mundo. O início das pesquisas aconteceu em 1947, com o Projeto Disco, coordenado pela base da Força Aérea Wright- Paterson, em Dayton, Ohio. Durante as pesquisas, três teorias chamadas de “Estimate of the Situation” surgiram: a primeira dizia que os óvnis eram artefatos estrangeiros; a segunda afirmava que esses avistamentos não passavam de pássaros, nuvens, balões meteorológicos e embustes; a terceira acreditava que os óvnis eram realmente naves extraterrestres.

  Um documento contendo essas informações foi enviado ao então general Hoyt S. Vandenberg, que o intitulou como ultra-secreto. Mesmo assim, foi rejeitado pelo Pentágono. Como última tentativa de resolver o assunto, a Força Aérea procurou ajuda científica, tendo a ajuda do professor de Astronomia da Universidade de Harvard, dr. Donald Menzel. Menzel não acreditava na existência de serem extraterrestres e defendia a idéia de que relatos sobre óvnis eram apenas delírios psicológicos.

  Apesar da afirmação do astrônomo, os estudos continuaram e dois anos depois 20% dos relatos recolhidos pelo Sign ainda seguiam sem explicação. O projeto Sign foi substituído então pelo Projeto Grudge, caracterizado pela falta de entusiasmo entre os convocados a integrarem o projeto.

  Em 1952, o Projeto Blue Book foi adotado pela Força Aérea dos Estados Unidos e liderado por Edward Ruppelt. Ruppelt adotou novas técnicas para estudo de óvnis ao lado do cientista J. Allen Hynek. Durante os estudos, muitos casos considerados desestimulantes foram objetos de rigorosas pesquisas.

  O impressionante crescimento de aparições relatadas marcou o tempo em que Ruppelt esteve no comando do Blue Book. O número de casos foi de 169 para 1.501, enquanto a porcentagem de casos não explicados cai de 20% em 1952 para 1,4% em 1957.

  Com a morte de Ruppelt em 1960, as investigações do Projeto Blue Book não foram levadas a diante. Porém, em 1965, novos relatos de supostas aparições extraterrestres mobilizaram uma equipe de cientistas comandados pelo Dr. Brian O’Brien. O congressista e mais tarde presidente dos Estados Unidos Gerald Ford recomendou que as pesquisas universitárias sobre óvnis seguissem as recomendações de O’Brien.

  Uma equipe da Universidade de Colorado foi então convidada pela Força Aérea para conduzir uma pesquisa sobre o fenômeno óvni. Entre os membros da equipe estava o físico nuclear Dr. Edward Condon. Ele era totalmente cético quanto ao assunto e só contribuiu para o descrédito da Ufologia, já que chegou a ridicularizar alguns casos publicamente.

  Indignado com o grande descaso, fraudes e acobertamento de informações sobre óvnis, o astrônomo e cientista J. Allen Hyneck fundou, em 1973, o Centro de Estudos Sobre Óvnis (CUFOS), que após a sua morte, em 1986, passou a ser chamado de Centro de Estudos Sobre Óvnis J. Allen Hynek e existe até hoje.

  Atualmente, além do CUFOS, há o programa Busca de Inteligência Extraterrestre (SETI), que acredita que exista vida extraterrestre, porém não acredita que eles possam ter tamanha tecnologia para alcançar a terra. Suas pesquisas se dão através de freqüências radiofônicas e escutas de sinais.

  Tanto o CUFOS quanto o SETI são projetos coordenados pela NASA e já receberam 100 milhões de dólares para serem investidos em pesquisas que buscam descobrir se há realmente vida fora da Terra.

  No livro “Céus Abertos, Mentes Fechadas”, o autor Nick Pope ele fala sobre sua experiência em investigar a aparição de óvnis entre os anos de 1991 e 1994. O livro quase foi vetado pelo Ministério da Defesa por revelar o conteúdo de matérias ultra-secretas sobre extraterrestres registrados pelo governo, além do acobertamento dos fatos.

Para quem se interessou pela matéria aqui descrita, segue o link com a obra de Nick Pope: http://migre.me/3Swb9

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Nasa aposenta ônibus espacial Discovery

 O ônibus espacial mais antigo da Nasa, o Discovery, foi aposentado.

 Após 27 anos de indas e vindas em 39 missões ao espaço, a nave fez seu último pouso dia 09 de março de 2011, no Centro Espacial Kennedy, na Florida. Ao todo, o Discovery já passou 365 dias em órbita.

 Sua última viagem ao espaço foi em função da missão STS-133, onde levou seis astronautas e um robô humanoide à Estação Espacial Internacional.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Jornalismo x Ufologia - Um longo caminho a percorrer

Partindo da idéia de que a existência de vida em outras esferas fora do planeta Terra não é um assunto tratado com seriedade necessária nem de forma adequada pela maior parte das pessoas – inclusive dos meios de comunicação – o blog aborda o papel do jornalismo na cobertura da ufologia. Ele discute o verdadeiro papel do jornalismo, explica o que é a ufologia e faz uma análise da cobertura ufológica pelos meios de comunicação.

Apesar de estarmos em pleno século XXI, onde a tecnologia não para de crescer e aumentam cada vez mais os recursos para a realização de pesquisas, os estudos relacionados à Óvnis ainda encontram dificuldades. Grande parte das publicações gira em torno de especulações, visões místicas da sociedade e relatos de pessoas comuns. Diante disso, surge o desinteresse das autoridades, da sociedade e da imprensa pelo tema.

           A ufologia ainda é algo que gera desconfianças a respeito de suas afirmações. No meio científico, é vista como um estudo baseado em especulações, hipóteses e sem medidas objetivas. Apesar de não possuir reconhecimento científico, há quem a defenda fortemente: os Ufólogos.

           Acreditar na possibilidade de existência de vida em outros planetas, discos voadores e abdução nunca foram assuntos tratados com clareza e seriedade pelos meios de comunicação de massa, em especial pelo Jornalismo. Coberturas sobre o tema geralmente são carregados de sarcasmo e desinteresse, levando à banalização da ufologia e seu descrédito.

            Diferente são os veículos especializados, que mantém pesquisas constantes a fim de provar a existência ufológica no planeta. Esses veículos sofrem grandes dificuldades devido à falta de recursos para pesquisas e estudos, rejeição e despreparo da população ao tema, descomprometimento da imprensa, entre outras coisas, não tornando possível o seu entendimento e sua comprovação.

domingo, 30 de janeiro de 2011

O que são os círculos ingleses?

 Os círculos ingleses são formas geométricas, milimetricamente dispostas, que aparecem da noite para o dia em campos de trigo, milho, cevada, centeio ou canola.

Os primeiros círculos ingleses foram registrados na Inglaterra da década de 70 e desde aquela época vêm aparecendo em vários países, inclusive no Brasil. Estudiosos afirmam que existam mais de 10 mil destas figuras espalhados pelo mundo.
Esses círculos podem apresentar tamanhos variados, ter mais de 200 formas geométricas em um único desenho e nunca apresentam vestígios de como ou quem os fez.


 Por não terem origem conhecida, muitas fraudes envolvendo os círculos ingleses foram descobertas. A mais famosa delas envolve Doug e Dave, dois aposentados do estado de Illinois, nos Estados Unidos, que se apresentaram como autores de alguns dos desenhos. Devido à pressão dos jornalistas na época, foi descoberto que tudo não passou de uma farça.
No ano passado, a Globo News apresentou uma reportagem sobre os círculos ingleses. Para ver a matéria na íntegra, é só clicar no link:



sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Nasa descobre 6 novos planetas

 A Nasa, com a ajuda do telescópio espacial Kepler, descobriu a existência de 6 novos planetas que orbitam próximos a uma estrela semelhante ao Sol.

 Esses planetas apresentam uma massa que vai de 2,3 e 13,5 vezes a da terra. O sistema foi Batizado de Kepler-11.

 Devido à densidade dos planetas, cientistas não descartam a possibilidade de encontrar em alguns deles uma quantidade significativa de hélio hidrogênio.

 Astônomos da Universidade da Califórnia de Santa Cruz farão análises na órbita desses planetas e os resultados serão publicados na revista "Nature" (http://www.nature.com/) na edição de fevereiro.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Afinal, do que se trata o fenômeno da abdução?

Dentro dos estudos ufológicos é comum nos depararmos com depoimentos de pessoas que dizem terem sido abduzidas, e, de alguma forma, terem mantido contato com seres extraterrestres. As versões para as possiveis formas de abdução são muitas, indo desde a introdução de uma esfera metálica no cérebro, exames médicos no sistema reprodutor, até a realização do ato sexual.

O termo "abdução" é definido como o ato em que um ser humano é levado contra sua vontade ou com seu consentimento a uma nave, onde entra em contato com raças específicas de áliens como os "grays" e os "sirius". O objetivo desses seres segundo os ufólogos, vai desde transmitir ensinamentos até monitorar a vida da pessoa abduzida na Terra.

Existem depoimentos de pessoas do mundo inteiro que, após apresentarem alguns sintomas sem nenhuma explicação, como lapsos de tempo e espaço, realizaram sessões de regressão hipnótica e raios-X, e constataram que foram abduzdas. A maior parte desses casos se concentra em países como Estados Unidos, Japão, Brasil e Rússia. O primeiro relato de abdução foi registrado em 1961, pelo casal norte americano Betty e Barney Hill.

Alguns pesquisadores, em parceria com laboratórios de investigação, após realizarem estudos minuciosos em implantes metálicos encontrados no corpo de pacientes supostamente abduzidos, concluiram que o material utilizado é constituido por diversas partículas distintas e revestidos por uma membrana, até hoje nunca vistas na Terra.

Para quem se interessa pelo assunto, segue uma lista de 3 filmes que abordam o tema "Abdução":

Fire in the sky (1993)
http://migre.me/3QNLa

Contatos de 4º grau (2009)
http://migre.me/3QNNK

Contatos imediatos de terceiro grau (1977)
http://migre.me/3QNPV