segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Jornalismo x Ufologia - Um longo caminho a percorrer

Partindo da idéia de que a existência de vida em outras esferas fora do planeta Terra não é um assunto tratado com seriedade necessária nem de forma adequada pela maior parte das pessoas – inclusive dos meios de comunicação – o blog aborda o papel do jornalismo na cobertura da ufologia. Ele discute o verdadeiro papel do jornalismo, explica o que é a ufologia e faz uma análise da cobertura ufológica pelos meios de comunicação.

Apesar de estarmos em pleno século XXI, onde a tecnologia não para de crescer e aumentam cada vez mais os recursos para a realização de pesquisas, os estudos relacionados à Óvnis ainda encontram dificuldades. Grande parte das publicações gira em torno de especulações, visões místicas da sociedade e relatos de pessoas comuns. Diante disso, surge o desinteresse das autoridades, da sociedade e da imprensa pelo tema.

           A ufologia ainda é algo que gera desconfianças a respeito de suas afirmações. No meio científico, é vista como um estudo baseado em especulações, hipóteses e sem medidas objetivas. Apesar de não possuir reconhecimento científico, há quem a defenda fortemente: os Ufólogos.

           Acreditar na possibilidade de existência de vida em outros planetas, discos voadores e abdução nunca foram assuntos tratados com clareza e seriedade pelos meios de comunicação de massa, em especial pelo Jornalismo. Coberturas sobre o tema geralmente são carregados de sarcasmo e desinteresse, levando à banalização da ufologia e seu descrédito.

            Diferente são os veículos especializados, que mantém pesquisas constantes a fim de provar a existência ufológica no planeta. Esses veículos sofrem grandes dificuldades devido à falta de recursos para pesquisas e estudos, rejeição e despreparo da população ao tema, descomprometimento da imprensa, entre outras coisas, não tornando possível o seu entendimento e sua comprovação.

domingo, 30 de janeiro de 2011

O que são os círculos ingleses?

 Os círculos ingleses são formas geométricas, milimetricamente dispostas, que aparecem da noite para o dia em campos de trigo, milho, cevada, centeio ou canola.

Os primeiros círculos ingleses foram registrados na Inglaterra da década de 70 e desde aquela época vêm aparecendo em vários países, inclusive no Brasil. Estudiosos afirmam que existam mais de 10 mil destas figuras espalhados pelo mundo.
Esses círculos podem apresentar tamanhos variados, ter mais de 200 formas geométricas em um único desenho e nunca apresentam vestígios de como ou quem os fez.


 Por não terem origem conhecida, muitas fraudes envolvendo os círculos ingleses foram descobertas. A mais famosa delas envolve Doug e Dave, dois aposentados do estado de Illinois, nos Estados Unidos, que se apresentaram como autores de alguns dos desenhos. Devido à pressão dos jornalistas na época, foi descoberto que tudo não passou de uma farça.
No ano passado, a Globo News apresentou uma reportagem sobre os círculos ingleses. Para ver a matéria na íntegra, é só clicar no link:



sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Nasa descobre 6 novos planetas

 A Nasa, com a ajuda do telescópio espacial Kepler, descobriu a existência de 6 novos planetas que orbitam próximos a uma estrela semelhante ao Sol.

 Esses planetas apresentam uma massa que vai de 2,3 e 13,5 vezes a da terra. O sistema foi Batizado de Kepler-11.

 Devido à densidade dos planetas, cientistas não descartam a possibilidade de encontrar em alguns deles uma quantidade significativa de hélio hidrogênio.

 Astônomos da Universidade da Califórnia de Santa Cruz farão análises na órbita desses planetas e os resultados serão publicados na revista "Nature" (http://www.nature.com/) na edição de fevereiro.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Afinal, do que se trata o fenômeno da abdução?

Dentro dos estudos ufológicos é comum nos depararmos com depoimentos de pessoas que dizem terem sido abduzidas, e, de alguma forma, terem mantido contato com seres extraterrestres. As versões para as possiveis formas de abdução são muitas, indo desde a introdução de uma esfera metálica no cérebro, exames médicos no sistema reprodutor, até a realização do ato sexual.

O termo "abdução" é definido como o ato em que um ser humano é levado contra sua vontade ou com seu consentimento a uma nave, onde entra em contato com raças específicas de áliens como os "grays" e os "sirius". O objetivo desses seres segundo os ufólogos, vai desde transmitir ensinamentos até monitorar a vida da pessoa abduzida na Terra.

Existem depoimentos de pessoas do mundo inteiro que, após apresentarem alguns sintomas sem nenhuma explicação, como lapsos de tempo e espaço, realizaram sessões de regressão hipnótica e raios-X, e constataram que foram abduzdas. A maior parte desses casos se concentra em países como Estados Unidos, Japão, Brasil e Rússia. O primeiro relato de abdução foi registrado em 1961, pelo casal norte americano Betty e Barney Hill.

Alguns pesquisadores, em parceria com laboratórios de investigação, após realizarem estudos minuciosos em implantes metálicos encontrados no corpo de pacientes supostamente abduzidos, concluiram que o material utilizado é constituido por diversas partículas distintas e revestidos por uma membrana, até hoje nunca vistas na Terra.

Para quem se interessa pelo assunto, segue uma lista de 3 filmes que abordam o tema "Abdução":

Fire in the sky (1993)
http://migre.me/3QNLa

Contatos de 4º grau (2009)
http://migre.me/3QNNK

Contatos imediatos de terceiro grau (1977)
http://migre.me/3QNPV